quinta-feira, 3 de setembro de 2009






Clima




Na maior parte do território do Estado predomina o clima do tipo tropical, com chuvas de verão e inverno seco, caracterizado por médias termométricas que variam entre 26°C na baixada do Paraguai e 23°C no planalto. A pluviosidade é de aproximadamente 1.500mm anuais. No extremo meridional ocorre o clima tropical de altitude, em virtude de uma latitude um pouco mais elevada e do relevo de planalto. A média térmica é pouco superior a 20°C, com queda abaixo de 18°C no mês mais frio do ano.




Vegetação




Os cerrados recobrem a maior parte do Estado. Na planície aluvial do Pantanal surge o chamado complexo do Pantanal, revestimento vegetal em que se combinam cerrados e campos, com predominância da vegetação de campos. Os campos, que constituem cinco por cento da vegetação do Estado, ocupam ainda uma pequena área na região de Campo Grande






Agronegócio em MS




A crise financeira mundial que já provoca estragos na economia de Mato Grosso do Sul dominou as rodas de bate-papo durante o 10° Leilão VR JO, o primeiro certame do circuito de pregões da Expogrande 2009, neste domingo no tatersal de elite 1 do Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande, MS. No entanto, apesar do receio com os efeitos da turbulência na economia estadual, a classe produtora está otimista e acredita que o agronegócio sul-mato-grossense vai superar mais essa provação.Para o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Laucídio Coelho Neto, a pecuária está sólida e a expectativa é que os negócios melhorem gradativamente. "Sabemos que as exportações não estão boas, mas nosso grande trunfo é que a maior parte da produção estadual tem como compradora o mercado interno. Estamos focados no mercado brasileiro e temos de produzir para ele", ressaltou.Ele completa que a economia mundial já dá os primeiros sinais de recuperação, apesar de ainda termos falta de crédito no mercado internacional, mas isso vai passar logo. "Em curto prazo vamos enxergar uma melhora e acredito que durante a Expogrande 2009 conseguiremos vender os 15 mil animais ofertados com preços melhores. Temos fé que faremos uma feira tão boa quanto a do ano passado, pois ofertamos produtos de qualidade", previu.






Nenhum comentário:

Postar um comentário