segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A nossa cidade


Campo Grande é um município brasileiro da região Centro-Oeste, capital do estado de Mato Grosso do Sul. Reduto histórico de divisionistas entre o sul e o norte, Campo Grande foi fundada há mais de 100 anos por colonizadores mineiros, que vieram aproveitar os campos de pastagens nativas e as águas cristalinas da região dos cerrados. A cidade foi planejada em meio a uma vasta área verde, com ruas e avenidas largas. Relativamente arborizada e com diversos jardins por entre as suas vias, apresenta, ainda nos dias de hoje, forte relação com a cultura indígena e suas raízes históricas. Por causa da cor de sua terra (roxa ou vermelha), recebeu a alcunha de Cidade Morena. A cidade está localizada em uma região de planalto, em que é possível ver os limites da linha do horizonte ao fundo de qualquer paisagem. O aqüífero Guarani passa por baixo da cidade
Campo Grande está localizada no centro do estado e eqüidistante dos extremos norte, sul, leste e oeste de Mato Grosso do Sul, fator que facilitou a construção das primeiras estradas da região, contribuindo para que se tornasse a grande encruzilhada ou pólo de desenvolvimento de uma vasta área. É considerado o mais importante centro catalisador de toda a atividade econômica e social do estado, posicionando-se como o de maior expressão e influência cultural, sendo também o pólo mais importante de toda a região do antigo estado, desmembrado em 1977. Em 1950, o município concentrava 16,3% do total das empresas comerciais de Mato Grosso do Sul; em 1980, este número subiu para 24,3% e, em 1997, a 34,85%. Também registrou crescimento populacional acima da média nacional nos anos 1960, 70 e 80. Hoje, a cidade possui dimensões e características próximos aos de uma metrópole, com uma população próxima de 1 milhão de habitantes, sendo considerada uma das cidades mais desenvolvidas da região Centro-Oeste do Brasil.

MIssão Salesiana




Há mais de cem anos, os Salesianos de Dom Bosco chegaram a Cuiabá-MT, procedentes do Uruguai e com o objetivo principal de entrar em contato com as nações indígenas da região Centro-Oeste do Brasil. Ao longo de mais de um século, além de fundar diversas Missões entre os indígenas, a Missão Salesiana de Mato Grosso construiu um sólido sistema de educação em escolas, faculdades e universidades, implantou obras sociais e centros de formação profissional e contribuiu expressivamente para a evangelização, formação da cultura e progresso dessa região. A instituição, cuja sede se encontra em Campo Grande-MS, possui 21 casas, atendidas por 150 salesianos que se dedicam intensamente à promoção da vida na região.
A Missão Salesiana realiza diversos projetos e ações por intermédio de colégios e instituições de ensino superior, que contribuem para a manutenção das obras sociais, paróquias, missões indígenas e obras que têm, hoje, profundas raízes na vida social e cultural dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo. Sua atuação beneficia milhares de crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais, das classes sociais menos favorecidas, abrangendo todas as áreas de desenvolvimento do ser humano e atingindo grande parte da população na região onde está inserida.
A Missão Salesiana é uma entidade católica, beneficente, educativo-cultural e de assistência social e hoje é uma das maiores Organizações Não-Governamentais na área educativa e de promoção social da juventude nestes estados, com ampla aceitação e reconhecimento das autoridades e da sociedade em geral.
A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora é uma das obras salesianas encontradas em Mato Grosso do Sul, desenvolvendo projetos juntamente com a Escola Estadual Rui Barbosa, a qual está conveniada.

Nascemos de um Sonho



Dom Bosco nasceu no dia 16 de agosto de 1815, em Becchi, na Itália, numa família de camponeses pobres. Ficou órfão de pai com dois anos. Sua mãe, Margarida, era uma mulher forte e decidida. Criou os três filhos sozinha.Um misterioso sonho marcou a vida de João Bosco aos nove anos. Os anos que se seguiram foram orientados por esse sonho. Margarida Bosco suportou humilhações e canseiras incríveis para que seu filho chegasse a ser padre.Ordenou-se sacerdote em 1841, em Turim, Itália. O mundo passava por grandes transformações. Na miséria desoladora dos subúrbios havia jovens desocupados, sem rumo , famintos. Aí o novo sacerdote identificou a quem dedicar a sua vida.
Dom Bosco faria de tudo para impedir que jovens abandonados fossem obrigados a roubar para comer e acabar nas prisões. Reuniu esses meninos. Nasceu o primeiro Oratório, um lugar onde pudessem morar, trabalhar, rezar. Mais uma vez, Mamãe Margarida se sacrificaria. Deixou sua casa no campo e veio trabalhar como cozinheira e lavadeira dos meninos.Em 1853, começavam a funcionar as primeiras oficinas, nas quais o próprio Dom Bosco ensinava. Entre os jovens que consideram a Dom Bosco como pai e mestre, alguns pedem-lhe para “ser como ele”. Nasce assim a Congregação Salesiana, em 1854. Hoje os Salesianos estão presentes em mais de 150 países.Em 1860, o primeiro menino de Dom Bosco ordena-se padre. No início de 1872, funda com Madre Mazzarello o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, o ramo feminino da Congregação. Dom Bosco idealizou uma grande família para se dedicar ao ensino e catequese dos meninos e meninas abandonados.Hoje, no mundo todo, a Família Salesiana é composta, além de padres e irmãs, pelos Cooperadores, Coadjutores e os Salesianos leigos, formados em sua maioria pelos Ex-Alunos, que atuam em oratórios, escolas, dedicam-se ao ensino profissionalizante etc.Mas a maior obra que Dom Bosco deixou para a Igreja é o seu sistema de educar os jovens, baseado em três palavras: razão, religião e bondade. O santo dos jovens, morreu no dia 31 de janeiro de 1888, com 72 anos. Foi aclamado pelo Papa João Paulo II como o “Pai e Mestre da Juventude”. Dom Bosco é também o padroeiro de Brasília-DF.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009



Histórico da escola estadual Rui Barbosa
Em 1969 já se cogitava a necessidade de uma escola que atendesse a demanda do bairro, pois as escolas existentes na cidade ficavam distantes, mais concentradas no centro.
Em 1970, foram construídas 3 salas para catequese, um trabalho missionário dos Salesianos, a pedido dos pais que já atuavam na comunidade. Iniciaram-se as aulas de alfabetização no mês de outubro.
Em 1971 foram construídas mais 14 salas de aula, em regime de mutirão pela comunidade. O material da construção foi doado pela sociedade campo grandense ligada á Missão Salesiana. Foram realizadas promoções com o objetivo de buscar recursos financeiros para terminar a obra.
Em virtude da SED comprovar a necessidade da criação e autorização para funcionamento do Ginásio Paroquial Paulo VI, a partir de 01-03-1972 foi assinado o convênio entre a SED e obra Social Paulo VI ficando criado o Colégio Estadual Rui Barbosa. Optou-se por este nome em virtude da Morte de Rui Barbosa.





Clima




Na maior parte do território do Estado predomina o clima do tipo tropical, com chuvas de verão e inverno seco, caracterizado por médias termométricas que variam entre 26°C na baixada do Paraguai e 23°C no planalto. A pluviosidade é de aproximadamente 1.500mm anuais. No extremo meridional ocorre o clima tropical de altitude, em virtude de uma latitude um pouco mais elevada e do relevo de planalto. A média térmica é pouco superior a 20°C, com queda abaixo de 18°C no mês mais frio do ano.




Vegetação




Os cerrados recobrem a maior parte do Estado. Na planície aluvial do Pantanal surge o chamado complexo do Pantanal, revestimento vegetal em que se combinam cerrados e campos, com predominância da vegetação de campos. Os campos, que constituem cinco por cento da vegetação do Estado, ocupam ainda uma pequena área na região de Campo Grande






Agronegócio em MS




A crise financeira mundial que já provoca estragos na economia de Mato Grosso do Sul dominou as rodas de bate-papo durante o 10° Leilão VR JO, o primeiro certame do circuito de pregões da Expogrande 2009, neste domingo no tatersal de elite 1 do Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande, MS. No entanto, apesar do receio com os efeitos da turbulência na economia estadual, a classe produtora está otimista e acredita que o agronegócio sul-mato-grossense vai superar mais essa provação.Para o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Laucídio Coelho Neto, a pecuária está sólida e a expectativa é que os negócios melhorem gradativamente. "Sabemos que as exportações não estão boas, mas nosso grande trunfo é que a maior parte da produção estadual tem como compradora o mercado interno. Estamos focados no mercado brasileiro e temos de produzir para ele", ressaltou.Ele completa que a economia mundial já dá os primeiros sinais de recuperação, apesar de ainda termos falta de crédito no mercado internacional, mas isso vai passar logo. "Em curto prazo vamos enxergar uma melhora e acredito que durante a Expogrande 2009 conseguiremos vender os 15 mil animais ofertados com preços melhores. Temos fé que faremos uma feira tão boa quanto a do ano passado, pois ofertamos produtos de qualidade", previu.






terça-feira, 1 de setembro de 2009



Hino de Mato Grosso do Sul



Os celeiros de farturas,
Sob um céu de puro azul, reforjaram em Mato Grosso do Sul.Uma gente audaz.
Tuas matas e teus campos. O esplendor do Pantanal. E teus rios são tão ricos. Que não há igual.
A pujança e a grandezade fertilidades mil, são o orgulho e a certeza, do futuro do Brasil.


Moldurados pelas serras, campos grandes: Vacaria, rememoram desbravadores, heróis, tanta galhardia!
Vespasiano, Camisão e o tenente Antonio João, Guaicurus, Ricardo Frando, glória e tradição!
A pujança e a grandeza de fertilidades mil, são o orgulho e a certeza do futuro do Brasil.





Mato Grosso do Sul é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado ao sul da região Centro-Oeste e sua capital é a cide de Campo Grande. Linguisticamente, o nome Mato Grosso do Sul se faz acompanhar por artigo definido, como acontece com nomes geográficos derivados de termos genéricos: "o Mato Grosso do Sul", "o Rio de Janeiro", "o Espírito Santo". Entretanto, este uso é contestado e há quem prefira eliminar o artigo definido: "em Mato Grosso". O mesmo vale para o Estado do Mato Grosso